domingo, 16 de junho de 2013

AULA 16

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA
 ESTUDO DO BAIRRO CENTRO

INFORMÁTICA EDUCATIVA nº 16


1) LEIA OS TEXTOS E COMPLETE A CRUZADINHA ENTREGUE PELA PROFESSORA:


        

História da Comunidade Evangélica em Lajeado - RS
               A Comunidade Evangélica de Lajeado foi fundada no ano de 1895 por cerca de 30 famílias. A primeira igreja foi inaugurada no dia 05 de fevereiro de 1899. Tratava-se de um prédio humilde, mas que, dominicalmente, acolhia amorosamente seus membros para os cultos de louvor ao Deus da vida. A torre da Igreja de Cristo, no Centro de Lajeado, foi construída e inaugurada no dia 12 de fevereiro de 1928. Com crescimento no número de membros da comunidade, decidiu-se demolir a antiga igreja e construir outra em lugar com uma arquitetura mais moderna e que comportasse um maior número de pessoas confortavelmente. A pedra fundamental da nova igreja foi lançada no dia o6 de julho de 1969 e inaugurada no dia 31 de outubro de 1974. A torre da igreja antiga foi conservada e que embeleza o centro da cidade pelo seu estilo arquitetônico.
              Até 1899 a Comunidade de Lajeado fazia parte da Paróquia de Conventos. Cinco anos após a sua fundação constituiu paróquia, fazendo parte dela as comunidades de Lajeado, São Gabriel e Sampaio.


Torre da Igreja faz 80 anos


                Até a Proclamação da República, no ano de 1889, dentre as restrições impostas a pessoas que professavam outra fé, que não a católica – religião oficial do Império – constava a proibição de reunir-se em construção com forma exterior de templo (com torre, cruz e sinos). Somente a partir de 1890, com a separação de Igreja e Estado, passou a existir, efetivamente, a possibilidade de pessoas de outros credos professarem livremente sua fé.                         
             A primeira igreja da Comunidade Evangélica de Lajeado foi inaugurada a 05 de fevereiro de 1899. A Comunidade Evangélica reunia, então, 30 famílias. Ao lado desta se avistava o campanário, que abrigava um único sino, desde 1914. Somente anos mais tarde foi possível unir à igreja uma torre, inaugurada a 12 de fevereiro de 1928 (há oitenta anos, portanto), que recebeu, além do primeiro, um segundo sino. Quando se demoliu a primeira igreja e se iniciou a construção da atual, decidiu-se manter a torre em memória do esforço que os/as antepassados/as empreenderam na edificação desta. A torre conserva, na parte superior de sua porta, a inscrição latina que acompanhava membros desta Comunidade como expressão de sua fé: “Soli Deo Gloria” (Somente a Deus a glória)! A cruz, no alto da torre, testemunha o senhorio de Jesus Cristo. Torre, sinos e cruz falam da dignidade de ser evangélico de confissão luterana em solo brasileiro.

               A foto da antiga Igreja de Cristo no Centro de Lajeado. A torre ainda conserva traços originais e o templo foi reconstruído com outra arquitetura e inaugurada em 1974.

2)MEMORIZE AS MULTIPLICAÇÕES A LEI DO 2 JOGANDO OS JOGOS ABAIXO, MAS ATENÇÃO SELECIONE SEMPRE A LEI DO 2 EM CADA JOGO:

3) JOGUE
ÁTICA EDUCACIONAL

4) OS ALUNOS QUE CONCLUIÍRAM AS ATIVIDADES PODEM ESCOLHER OS JOGOS LIVRES NO PRÓPRIO BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+ Badge